RESULTADOS ALCANÇADOS 2024
- Com a aprovação da política de acessibilidade e inclusão institucional muitas foram as conquistas para a Instituição para as ações inclusivas.
- A partir dos projetos de estudantes de mestrados, foi iniciado a aplicação do questionário da avaliação Biopsicossocial para os discentes ingressantes contribuindo para efetivação de direitos, garantindo equidade e ampliação da participação social, coletando informações sobre as necessidades educacionais específicas individuais dos estudantes, com vistas ao Atendimento Educacional Especializado. A avaliação também foi proposta para os discentes com atraso no prazo máximo de conclusão trazendo uma nova visão do indivíduo e possibilitando iniciativas para toda comunidade acadêmica e ainda contribuindo para as pesquisas e desenvolvimento acadêmico pedagógico dos estudantes da pós-graduação.
- Foram desenvolvidas as seguintes ações, para formação continuada: Curso sobre conceito, direitos e legislação vigente sobre a pessoa com deficiência e com necessidade específica; Curso sobre manejo da pessoa com deficiência (para os bolsistas do apoio inclusão); Oficinas, palestras e cursos de Libras para a comunidade intra e extra acadêmica nos diversos Campi e nos diversos turnos. Também tivemos a oportunidade de expandir ainda as ações, com a criação do Projeto: “Minha deficiência não define minha competência” os próprio discente com deficiência e necessidades específicas, tiveram a oportunidade de promover visitas aos campi de Lagarto, Nossa Senhora da Glória e São Cristóvão. Nesse último também organizou o treinamento dos bolsistas junto com uma equipe de mestrandos e administrativos da DAIN reunindo cerca de 80 bolsistas por dia durante a Semana Acadêmica.
- Os eventos realizados em 2024 foram estes: Seminário de Educção inclusiva, visitas nos campi com a participação dos discentes do projeto “Minha deficiência não define minha competência” além de participação em apoio em outros eventos sobre acessibilidade e inclusão.
- A divulgação eficaz dos serviços da DAIN, presente no site e Instagram, através de múltiplos formatos acessíveis, geraram benefícios significativos. Destacam-se: conscientização sobre os serviços, promovendo o entendimento e valorização da acessibilidade; facilitação do acesso à informação por meio de diversos formatos, favorecendo a inclusão; combate ao estigma associado às pessoas com deficiência, encorajando os estudantes a buscar apoio; oferta de suporte acadêmico, como adaptação de materiais; fortalecimento da imagem institucional ao atrair membros comprometidos com a diversidade; e envolvimento da sociedade na promoção da inclusão na UFS. As visitas técnicas a todos os Campi, promovendo diálogos com o corpo docente sobre acessibilidade e inclusão, geraram impactos acadêmicos e sociais significativos.
AÇÕES 2024 | QUANTIDADE | ||
Eventos com presença de intérprete | 120 | ||
Atividades de Interpretação | Aulas com presença de intérprete | 1900 | |
Material audiovisual gravado | UFS CIÊNCIA | 40 | |
Boletim UFS | 55 | ||
Curso Portal Capacite-se | 20 | ||
Participação em programa da TV UFS | 18 | ||
Acompanhamento de alunos surdos com intérprete | 16 | ||
Curso Básico de Libras | 03 | ||
Intérpretes de Libras em atividade específica | 20 |
Em 2024, a DAIN ampliou seu suporte, atendendo a 497 discentes com NEE, em um universo de 583 matriculados na UFS, alcançando uma cobertura de 85%. Um total de 372 empréstimos de materiais de tecnologia assistiva foi realizado para atender às necessidades dos estudantes com deficiência, distribuídos ao longo do dia nos três turnos. Desse total, 57 empréstimos envolveram equipamentos eletrônicos, como tablets, laptops, gravadores, lupas, entre outros, enquanto os restantes 315 empréstimos incluíram cadeiras de rodas, scooters, andadores, entre outros dispositivos. O suporte a esses estudantes não se limitou apenas à disponibilização dos materiais. Bolsistas desempenharam um papel fundamental ao transportar os equipamentos até os estudantes com deficiência e fornecer assistência durante seus deslocamentos dentro da UFS e nos campos de estágio. As ações foram expandidas em 2024, mantendo o apoio agora a 583 estudantes com deficiência. Nesse ano, em virtude da ampliação das ações, foi adquirido materiais para atender o Colégio de Aplicação para a sala de Atendimento Especializado. Realizado parcerias com o professor do Departamento de Teatro para aquisição de recursos de audiodescrição, bengala inteligente e óculos para acessibilidade das pessoas cegas. Ainda um novo processo está em andamento para aquisição de novos equipamentos e materiais para ampliação dos atendimentos. Não houve progresso quanto ao apoio pedagógico, no entanto temos novas pespectivas com a chegada da pedagoga para compor o quadro de pessoal na DAIN e para iniciar os atendimentos e orientações pedagógicas.