Seg, 13 de julho de 2020, 11:06

UFS concluirá prédio de Ciências Florestais e Engenharia Agronômica
O prazo de execução da obra é de 360 dias corridos

A Universidade Federal de Sergipe receberá do Ministério da Educação R$ 4 milhões para a conclusão do prédio onde funcionarão os Departamentos de Ciências Florestais (DCF) e de Engenharia Agronômica (DEA). A licitação já está sendo retomada.

No início deste ano, a UFS apresentou demanda institucional para a obtenção de recursos extraorçamentários em atendimento à chamada feita pela Secretaria de Educação Superior do MEC. Na proposta apresentada, a UFS considerou a conclusão do prédio para sediar os dois Departamentos, segundo informou o professor Kleber Oliveira, coordenador de Planejamento e Avaliação Acadêmica (Copac), da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

Na justificativa apresentada, a UFS observou que a obra do Departamental de Agronomia e Ciências Florestais era a última do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) e que estava paralisada há seis anos.

“Buscou-se demonstrar a importância da conclusão da obra em termos da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidas pelos docentes, alunos e técnicos dos departamentos e cursos das ciências agrárias, ressaltando os efeitos positivos na formação profissional dos alunos, com o consequente aumento do número de formados nos cursos do Centro de Ciências Agrárias”, informou o professor Kleber Oliveira.

Engenharia florestal  2   1

Considerando critérios definidos pelo MEC, a UFS teve aprovado Termo de Descentralização Orçamentária (TED) no valor de R$ 4 milhões, valor máximo que poderia ser obtido pelas IFES que apresentaram projetos, disse ele, acrescentando que os setores técnicos das áreas de planejamento, orçamento e engenharia da UFS já providenciaram as informações e documentos exigidos na plataforma SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação), encontrando-se o processo em pleno andamento e acompanhado pelos setores de planejamento da UFS.

Quanto à licitação da obra, o processo encontra-se em fase de ajustes finais para publicação de chamada pública. O projeto ocupará um terreno com 4,2 mil m², sendo o prédio composto por três pavimentos, cuja área total construída será de 3,5 mil m², distribuída em Salas de Aula, Auditório, Laboratórios, Salas de Professores, Secretaria e sanitários adaptados para deficientes físicos.

O valor máximo a ser pago pelos trabalhos técnicos constantes no edital será de R$ 5.797.129,57, sendo R$ 4.462.042,58 referentes aos serviços e R$ 1.335.086,57 referentes aos equipamentos. O restante do valor da obra será complementado com orçamento próprio. O prazo de execução é de 360 dias corridos a partir da data de recebimento da Ordem de Serviço pela contratada. O projeto é da Dipro, cabendo a fiscalização à Dicof, ambas subordinadas à Diretoria de Projetos e Estruturas Físicas (Dofis) da UFS.

Engenharia florestal 2  2

Porque parou

O Contrato n. 059/2012-UFS, assinado em 11 de junho de 2012, com a Kaek Engenharia Ltda., foi o primeiro que tinha como objeto a construção do prédio do Departamento de Ciências Florestais. E encerrou-se por decurso do prazo de vigência (já prorrogado por Termos Aditivos) em 31 de maio de 2014, apenas com execução parcial.

Em outubro de 2016, foi instaurado o processo 23113.021201/2016-44, referente à conclusão da obra. O processo resultou na Concorrência Pública 03/2017, com entrega das propostas agendada para 7 de novembro de 2017. Após avaliações e recursos, o Relatório Final da licitação foi divulgado em 27 de março de 2018, classificando a empresa Sólida Engenharia e Construções Ltda. em 1º lugar. Todavia, não chegou a ser formalizado contrato por não haver disponibilidade orçamentária.

Marcos Cardoso

Gabinete do Reitor